Estrutura de uma intranet
A estrutura de uma intranet depende de cada empresa, de seu foco de negócios, sua atuação, seus objetivos etc.
Abaixo exibimos apenas uma estruturação genérica que serve para ilustrar o tema Intranet.
Podemos iniciar mostrando uma estrutura de intranet onde as informações se apresentam divididas em 4 grupos:
- Institucional
Informações sobre a empresa e seus valores corporativos. É o cenário no qual o empregado conhecerá a empresa, qual é seu foco de negócios, seus valores, etc. - Área de trabalho
Contém informações e ferramentas para o trabalho do empregado no dia-a-dia. É personalizada de acordo com o departamento onde o usuário trabalha. - Serviços
Local onde o empregado encontra todos os elementos de relação dele com a empresa, com conteúdos relacionados a recursos humanos, serviços de tecnologia e comunicação e etc. Aqui, o empregado também terá conteúdos personalizados de acordo com a sua localidade, como cardápio, itinerários ou vizinhança. - Comunidade Virtual
Prevalece o desenvolvimento da relação entre colegas de trabalho. É uma área de convivência onde os empregados poderão utilizar um fórum de discussão, publicar e pesquisar anúncios classificados e ver os aniversariantes da semana.
Veja abaixo sugestões de conteúdo para outros departamentos:
Vendas e Marketing
- Relatório de vendas;
- Calendário dos eventos e atividades da equipe;
- Apresentações de vendas;
- Contatos dos clientes;
- Treinamentos para a equipe;
- Newsletters;
- Forum de discussões;
- Pesquisas de opinião;
- Base de conhecimento competitivo;
- Prêmios;
- Compartilhamento de documentos e arquivos comuns;
- Publicações de press releases;
- Integração de escritórios com equipes remotas etc...
RH
- Cadastro de funcionários;
- Programa de benefícios;
- Calendário de eventos e feriados;
- Lembretes aos funcionários;
- Formulários de solicitação de férias e avaliações periódicas;
- Treinamento;
- Publicações sobre oportunidades na empresa;
- Pesquisa entre funcionários;
- Forum de discussões;
- Fotos de eventos realizados etc...
Engenharia e Desenvolvimento
- Forum de discussões;
- Publicações e compartilhamento de documentos;
- Publicações de documentos técnicos;
- Gerenciamento de projetos padrão e metodologia de desenvolvimento de um projeto;
- Disponibilização de protótipos de projetos para testes;
- Serviços de atendimento ao cliente e suporte técnico;
- Disponibilização de informações sobre procedimentos de atendimento;
- Cadastro de clientes, parceiros, fornecedores;
- Formulário on-line de atendimento;
- Forum de discussão;
- Treinamento on-line;
- Grupo de discussão;
- Banco de dados de sugestões e novas idéias etc...
Finanças e Contabilidade
- Publicação de dados financeiros com acesso seguro e controlado para uso da gerência e diretoria;
- Orçamentos;
- Gerenciamento de bens;
- Relatórios de despesas;
- Calendário para gerenciamento de datas de vencimento de contratos, lançamento de taxas, depósitos, etc...
- Criação de biblioteca com modelos de contratos;
- Organização de documentos, relatórios, modelos, dados de vendas, lista de tarefas, calendários, etc..
- Informações sobre a produção;
- Controle de processos de negócios;
- Informações sobre lançamento de produtos;
- Faturamento de materiais;
- Gerenciamento de fornecedores etc...