Intranet System

Estrutura de uma intranet

A estrutura de uma intranet depende de cada empresa, de seu foco de negócios, sua atuação, seus objetivos etc.
Abaixo exibimos apenas uma estruturação genérica que serve para ilustrar o tema Intranet.

Podemos iniciar mostrando uma estrutura de intranet onde as informações se apresentam divididas em 4 grupos:

  1. Institucional
    Informações sobre a empresa e seus valores corporativos. É o cenário no qual o empregado conhecerá a empresa, qual é seu foco de negócios, seus valores, etc.
  2. Área de trabalho
    Contém informações e ferramentas para o trabalho do empregado no dia-a-dia. É personalizada de acordo com o departamento onde o usuário trabalha.
  3. Serviços
    Local onde o empregado encontra todos os elementos de relação dele com a empresa, com conteúdos relacionados a recursos humanos, serviços de tecnologia e comunicação e etc. Aqui, o empregado também terá conteúdos personalizados de acordo com a sua localidade, como cardápio, itinerários ou vizinhança.
  4. Comunidade Virtual
    Prevalece o desenvolvimento da relação entre colegas de trabalho. É uma área de convivência onde os empregados poderão utilizar um fórum de discussão, publicar e pesquisar anúncios classificados e ver os aniversariantes da semana.
    Veja abaixo sugestões de conteúdo para outros departamentos:

Vendas e Marketing

  • Relatório de vendas;
  • Calendário dos eventos e atividades da equipe;
  • Apresentações de vendas;
  • Contatos dos clientes;
  • Treinamentos para a equipe;
  • Newsletters;
  • Forum de discussões;
  • Pesquisas de opinião;
  • Base de conhecimento competitivo;
  • Prêmios;
  • Compartilhamento de documentos e arquivos comuns;
  • Publicações de press releases;
  • Integração de escritórios com equipes remotas etc...

RH

  • Cadastro de funcionários;
  • Programa de benefícios;
  • Calendário de eventos e feriados;
  • Lembretes aos funcionários;
  • Formulários de solicitação de férias e avaliações periódicas;
  • Treinamento;
  • Publicações sobre oportunidades na empresa;
  • Pesquisa entre funcionários;
  • Forum de discussões;
  • Fotos de eventos realizados etc...

Engenharia e Desenvolvimento

  • Forum de discussões;
  • Publicações e compartilhamento de documentos;
  • Publicações de documentos técnicos;
  • Gerenciamento de projetos padrão e metodologia de desenvolvimento de um projeto;
  • Disponibilização de protótipos de projetos para testes;
  • Serviços de atendimento ao cliente e suporte técnico;
  • Disponibilização de informações sobre procedimentos de atendimento;
  • Cadastro de clientes, parceiros, fornecedores;
  • Formulário on-line de atendimento;
  • Forum de discussão;
  • Treinamento on-line;
  • Grupo de discussão;
  • Banco de dados de sugestões e novas idéias etc...

Finanças e Contabilidade

  • Publicação de dados financeiros com acesso seguro e controlado para uso da gerência e diretoria;
  • Orçamentos;
  • Gerenciamento de bens;
  • Relatórios de despesas;
  • Calendário para gerenciamento de datas de vencimento de contratos, lançamento de taxas, depósitos, etc...
  • Criação de biblioteca com modelos de contratos;
  • Organização de documentos, relatórios, modelos, dados de vendas, lista de tarefas, calendários, etc..
  • Informações sobre a produção;
  • Controle de processos de negócios;
  • Informações sobre lançamento de produtos;
  • Faturamento de materiais;
  • Gerenciamento de fornecedores etc...
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